©2017 Casa Áurea

Quem Somos

Professoras do maternal

Nathaly Vargas, 29 anos, se formou em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e está cursando a formação em Pedagogia Waldorf pelo Centro Clarice Lispector em Juiz de Fora/MG, com especialização em primeiro setênio.

Em 2017 ingressou na equipe Casa Aurea Escola Waldorf como auxiliar de classe e, em 2019, com muita alegria assumiu uma turma de Maternal.

.

Raquel Werneck, nascida e criada em Belo Horizonte/MG, tem 39 anos. É educadora há mais de 22 anos. Seu olhar já acompanhou crianças do Berçário até o Ensino Fundamental.

Começou sua caminhada educacional como auxiliar em uma escola infantil. Fez Magistério e Pedagogia, mas foi participando do Seminário de Formação de Professores em Pedagogia Waldorf  do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, que descobriu seu verdadeiro caminho dentro da área.

Recebeu o convite com o coração cheio de gratidão para trabalhar na Casa Áurea Escola Waldorf como Professora de uma turma de Maternal.

Professoras do jardim de Infancia

Ana Clara Fernandino é nascida em Ibirité, criada em Viçosa, numa família grande, com seis irmãos. Os pais optaram por uma vida ligada à arte e à natureza. Ela e as irmãs encontraram na Pedagogia Waldorf a resposta para suas perguntas e fundaram um jardim em Viçosa em 2010. Ao ser mãe, passou a dedicar-se mais aos filhos, atuando como professora de complementação artística e pedagógica. É também artesã, com aprofundamento na arte da feltragem em lã e confecção de bonecas. 

Formou-se em Pedagogia Walforf em Nova Friburgo. Mudou-se em 2017 para Petrópolis, recebendo o precioso presente de fazer parte da família escolar da Casa Áurea, onde é professora da turma de Jardim. Acredita que o amor, a bondade e a verdade são capazes de fortalecer as nossas potencialidades.

Angélica Rodrigues, 35 anos, se formou em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Pedagogia Waldorf, com especialização em primeiro setênio, pelo CWBH.

Atuando há 10 anos como educadora, já trabalhou em diversos projetos sociais e de arte-educação-ambiental, buscando a integração da criança com a natureza, em uma brincadeira de semear flores e vida nos espaços escolares da rede pública. Era fada jardineira, mas ainda não sabia. Assim, encontrou na Pedagogia Waldorf seu lugar, o Jardim de Infância.

Trabalhou 4 anos como professora na iniciativa Waldorf Jardim Escola Alecrim, em Teresópolis/RJ. Em Janeiro de 2018 mudou-se para Itaipava para fazer parte da Equipe Pedagógica da Casa Aurea Escola Waldorf, e hoje em dia é a Professora de umas das turmas de Jardim.

Professoras do ensino fundamental

1oºAno

Carolina Xavier, formada em Geografia e em formação no Seminário de Pedagogia Waldorf de Juiz de Fora.

2oºAno

Rafaela Samagaio - "Há 13 anos concluí o curso de Pedagogia e desde então lecionei em escolas públicas de periferia no município de Duque de Caxias, nas séries iniciais do ensino fundamental. O tempo que tenho de magistério é o tempo que tenho de luta pedagógica, remando contra a maré em um sistema de educação convencional falido reprodutor de estratégias que não dão conta de acessar o lugar da infância no sentido de conduzir os pequenos ao encontro de suas próprias asas.

Com o tempo aprendi muito com as crianças. A observação e o movimento de escuta me levaram a buscar formas mais humanas de resguardar as fases de desenvolvimento dos meus alunos. Fui assim, aos poucos, intuitivamente, buscando educar com sensibilidade e liberdade.

Durante esta travessia o universo foi me trazendo oportunidades de enriquecer meu ser, comecei a participar de uma vida artística mais intensa, iniciei no teatro, me dediquei aos trabalhos manuais e a poesia começou a fazer parte de mim. E o universo continuou a me presentear, trouxe a menina-dos-meus-olhos, minha filha Íris... a lenha que faltava para o incêndio Waldorf acontecer. Calor é vida.

Hoje sou professora da turma do 2º ano do ensino fundamental na Casa Áurea, sou moradora desta casa. Estou em formação no Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf de Belo Horizonte, buscando uma compreensão cada vez mais profunda sobre a Antroposofia e experimentando atuar com clareza e consciência em cada gesto, em cada pensamento, em cada sensação, nos momentos de ser e estar com as crianças e comigo mesma. O que me move hoje é a aventura de tecer minha trajetória de vida embebida dos cheiros das mangas e da terra molhada de minha infância, aliada à consciência sobre a importância do meu ser-professora estar legitimamente preparado a educar para além do que os olhos podem ver."

Coordenaçao Pedagogica

Silvia Motta, nascida em Santiago do Chile, filha de pais brasileiros, voltou para o Brasil no final de sua infância. Médica pediatra e homeopata, exerceu a medicina por 15 anos. Tem 54 anos. Foi mãe Waldorf por 12 anos, o que fez total diferença em sua vida.

Formada em Pedagogia Waldorf pelo curso de formação de Florianópolis, é também pedagoga. Foi fundadora da Casa Áurea Escola Waldorf e hoje, além da coordenação, também é professora de Trabalhos Manuais das classes do Ensino Fundamental.

Auxiliar de Classe

Karina Siess, que com muito carinho tem a linda tarefa de ser uma extensão dos olhos e braços de nossas professoras nas atividades do dia-a-dia.    

Secretaria Escolar

Daniela, que dedica seu talento em manter nossa secretaria escolar organizada e funcional. E ela também é a responsável pelos atendimentos, sempre muito gentil e cordial.    

Serviços Gerais

Somos muito gratos por seu carinho e cuidado com nossa escola diariamente.

Grupo Fundador da Casa Áurea Escola Waldorf

Álvaro Barde, Silvia Motta, Pedro Rittmeyer, Carolina Jordão, Karina Faria e Carlos Eduardo Sabino