Mergulhando na Pedagogia
Por que oferecemos a melhor educação e como podemos melhorar o mundo?
Educação integral para um mundo tecnológico
Um processo educativo que respeita o desenvolvimento e a saúde emocional da criança dá a ela melhores ferramentas para atuar num mundo tecnológico em constante transformação.
Vamos além das exigências do MEC
Seguimos os parâmetros curriculares nacionais, mas o método utilizado em nosso processo educativo oferece muito mais! Isso porque, para além da decoreba, a proposta de estudo de cada matéria em “épocas” permite que a criança dedique mais tempo a cada uma delas, se aprofunde no conhecimento, tenha prazer em aprender, se aproprie do que aprendeu e aprenda a investigar.
Um dos currículos mais completos do mundo
O currículo Waldorf é um dos mais completos do mundo! Alemão, antropologia, astronomia, zoologia, jardinagem, trabalhos manuais, violino, flauta, modelagem, mineralogia, botânica e agricultura são apenas algumas das matérias adicionais do ensino fundamental, oferecidas em prol do desenvolvimento integral de nossos alunos.
Cada criança é única e sua educação também deve ser
O professor observa as fases de desenvolvimento de cada criança e orienta o seu processo de aprendizado conforme suas necessidades e habilidades reais; sem apenas impor um modelo ultrapassado em ritmo pré-determinado.
Aprende mais a criança educada com afeto e através de suas emoções
Só “faz sentido” aquilo que se sente. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente. Além disto, o processo pedagógico conduzido com profunda relação de afeto pelo professor de classe, que é o mesmo que acompanha sua turma ao longo de todo o ensino fundamental, faz com que a criança se conecte de forma amorosa, prazerosa e com confiança não apenas com a Escola, mas com o próprio ato de aprender.
Criança deve ser educada em liberdade
Enquanto cumpre integralmente as exigências curriculares, o olhar atento do professor auxilia a criança a encontrar conforto no processo educativo, nas suas vivências com o outro, para exercitar a liberdade de manifestar e buscar suas preferências.
Criança que vive de forma plena torna o mundo melhor
A criança que é reconhecida na sua individualidade passa a conhecer ela também suas forças e limitações e, assim, consegue se inserir como um agente pleno e potente no mundo; o que contribui não apenas para seu bem estar pessoal, mas para o todo.
Criança que aprende a lidar com seus sentimentos se torna um adulto equilibrado
O desenvolvimento da personalidade da criança de forma harmoniosa faz florescer a clareza do raciocínio, o equilíbrio das emoções e a iniciativa da ação. Assim, ela aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações, o que lhe permitirá tornar-se equilibrada e coerente na vida adulta.
Criança educada para ser um agente de preservação ambiental
Quando se sente parte do todo e não o centro de tudo, integrando ativamente a natureza; a criança entende seu papel e seu poder de interferir positivamente no ambiente para preservá-lo para si e futuras gerações.
Criança que brinca livre em sua rotina é mais criativa e autoconfiante
Através da repetição criativa de atividades próprias da primeira infância, a criança forma hábitos saudáveis, desenvolve sua consciência corporal, sua força de vontade, autoconfiança e interesse pelo mundo. Atividades como o brincar livre, rodas rítmicas, música, contação de histórias, pintura, desenho, modelagem, culinária e jardinagem integram esta rotina escolar saudável.
Escola com maior área verde de Petrópolis
Em fevereiro de 2023, nossa Nova Sede abrirá suas portas com mais de 45.000m2 de área verde, o que permitirá uma profunda interação de nossas crianças com o ambiente e tornará ainda mais completo seu processo educativo.
O mundo melhor para todos
Uma criança que descobre seu poder transformador no mundo compreende que seu bem estar individual é insuficiente, buscando o bem coletivo.
Os desafios de um mundo desigual
A pedagogia Waldorf oferece ferramentas emocionais à criança que lhe permitem se sensibilizar com as desigualdades do mundo em que vivemos e não apenas naturalizá-las. Sensível a estas questões, a criança assumirá com criatividade o desafio de pensar soluções para um mundo mais justo.
Pedagogia que promove fraternidade e responsabilidade social
O princípio da economia fraterna orienta tanto a gestão escolar, através da concessão de bolsas de estudo a famílias em situação de fragilidade financeira, conforme disponibilidade de vagas de cada turma, por ex.; quanto o próprio processo educativo de nossas crianças. Enquanto buscamos democratizar o acesso à pedagogia na Cidade, despertamos nas crianças empatia e consciência de que o esforço coletivo organizado pode promover expressivos ganhos sociais.
Escola de gestão coletiva desperta o espírito comunitário em toda família
Toda escola Waldorf é uma escola comunitária por natureza. Sua gestão é realizada pela ação do corpo pedagógico em conjunto com pais voluntários, que dedicam seu tempo livre e conhecimento à manutenção da escola que sonham para seus filhos. Ao observar o engajamento de suas famílias no dia a dia da Escola, florescem na criança o espírito comunitário e a sensação de pertencimento, preciosos contrapontos ao momento de extremo individualismo em que vivemos.
Educação através da arte forma pessoas mais equilibradas
As artes e trabalhos manuais promovem nas crianças um equilíbrio entre o pensamento e o movimento e ajudam a organizar o corpo. Isso proporciona mais estrutura para a inteligência se desenvolver, além de trabalhar coordenação motora, persistência, atenção e senso estético das crianças. Por ser uma ação concreta, o ensino de trabalhos manuais permite o desenvolvimento de habilidades manuais, mentais e emocionais de modo integrado, no processo de criação e de produção pessoal.
Crianças muito bem avaliadas, sem provas e testes formais
Nossas crianças são constantemente avaliadas por seus professores tanto em seu desenvolvimento acadêmico, quanto interpessoal e comportamental. Esta avaliação é reportada com frequência aos pais em reuniões individuais e de classe e, ao fim de cada semestre, registrada em um completo relatório individualizado. Tal sistema tem vários ganhos, sendo os principais: (i) maior fidelidade na identificação de habilidades e desafios apresentados pelos alunos; e (ii) resguardar as crianças de estímulo precoce à competição prejudicial com seus colegas e da associação de notas isoladas à sua autoestima ainda em formação.
Material didático autoral
Diferente do que se pratica no sistema tradicional, aqui o material didático não é imposto de forma cristalizada para a criança. Ela mesma produz e registra seu material, a partir do que experimenta e apreende em sala de aula. O professor é seu tutor constante neste processo de aprendizado. Mas o registro é feito pela própria criança, que, após internalizar o que vivenciou, assume papel autoral, ao sintetizar em imagens e texto o seu ponto de vista de cada experiência.
Que conteúdo a criança vai absorver de forma mais profunda: o do livro que ela recebeu pronto ou o daquele que ela produziu, redigiu e ilustrou do início ao fim?